quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Sussex Spaniel




Origem

A raça foi desenvolvida, por volta de 1795, no condado de Sussex, na Inglaterra, por Fuller of Rosehill, Conde de Sussex. Ele procurava um cão adaptado para capturar as aves que se encontravam em meio aos espessos arbustos da região. Em sua busca pelo cão adequado para suas necessidades o Conde cruzou exemplares de Liver and White Norfolk, Field Spaniel e Springer Spaniels, obtendo assim o cão que seria conhecido como Sussex Spaniel.


A raça foi uma das dez primeiras a ser admitida no Stud Book quando da criação do American Kennel Club em 1884. No entanto, após a Segunda Guerra Mundial, em 1945, apenas 5 exemplares da raça subsistiam de modo que atualmente essa raça é bastante rara, sendo mais fácil encontrar exemplares nos Estados Unidos do que em sua Inglaterra natal.


Características

O Sussex Spaniel é um cão de médio porte (33 a 41 cm) e de patas curtas, ou seja, é mais longo do que alto, como um bassê, por exemplo. Ele é muito massivo, musculoso e forte, pesando cerca de 20kg. Sua pelagem, abundante e ligeiramente ondulada, é de coloração fígado dourado, podendo ter apenas uma pequena mancha branca no peito, apesar disso não ser desejado pelos criadores.

Os cães dessa raça tem uma expectativa de vida de aproximadamente 12 anos e os principais problemas de saúde associados à raça são a surdez, infecções nos ouvidos e displasia. Os Sussex também têm tendência a obesidade razão pela qual deve ser exercitado regularmente.


Comportamento

Os cães dessa raça são bastante enérgicos e dóceis com seus donos. Mais calmos que Cockers Spaniels e mais agitados do que o Clumber Spaniel, o Sussex Spaniel é um bom cão para famílias com crianças.

Porém, podem ser desconfiados com estranhos e bastante cabeçudos de modo que é recomendável que sejam treinados desde a mais tenra idade. Além disso, é importante destacar, que ao desenvolver a raça seu criador queria um spaniel que latisse ao caçar. Sendo assim, o Sussex Spaniel pode se revelar bastante barulhento.


Para saber mais

Sussex Spaniel Club of America
Sussex Spaniel Association




0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Real Time Analytics