sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Bombaim ou Bombay




Origem


A história dessa raça começa quando a americana Nikki Horner decidiu criar um gato que fosse a miniatura de uma pantera negra. Seu ideal era um gato parecido com o burmese mas negro e com olhos cor de topázio.

Ela levou mais de 30 anos para criar esta nova raça. Sua primeira tentativa foi acasalar gatos de rua pretos de Louisville (Kentucky) com Burmeses. Efetivamente deste casamento nasceram alguns gatinhos pretos mas para Nikki eles ainda se pareciam muito com gatos de rua. Depois de mais de uma dúzia de tentativas com este cruzamento Nikki abandonou o programa sem chegar a sua pequena pantera negra.

Nos anos 60 ela decidiu tentar novamente, mas desta vez usando American Shorthairs pretos. O macho escolhido foi um burmese de nome Caussius Clay. Ele foi acasalado com uma fêmea American Shorthair preta e nasceram quatro gatinhos no dia 2 de janeiro de 1966. Nos 5 anos seguintes Nikki continuou a efetuar acasalamentos entre estas duas raças até fixar um tipo.

No dia 14 de junho de 1970 o Bombaim foi registrado no Cat Fanciers Association (CFA). Em 1974 ele já tinha seu clube e em maio 1976 ele já podia concorrer em classe campeão. Foi uma das primeiras raças reconhecidas pela TICA.

Seu nome foi escolhido para homenagear a Índia, região da pantera negra.




Características

O Bombaim deve ter um pêlo completamente preto e curto, parecendo um veludo, deitado perto do corpo, pondo em valor seus músculos de pantera. Seus olhos devem ser redondos, expressivos e de cor intensa e luminosa. Sua tonalidade porém pode ir do ouro claro ao cobre.

O Bombaim pesa mais do que aparenta: é um gato musculoso. Entretanto ele é menos "pesado" que o burmese americano o que constitui uma das diferenças existentes entre as duas raças. O Bombaim também tem um peito mais desenvolvido e o corpo e a cauda um pouco mais comprida que o Burmese. Os gatos de criação inglesa, entretanto, têm uma ossatura mais fina. 

Sua cabeça é redonda, o focinho é largo e curto com um ligeiro stop. Suas orelhas são de tamanho médio, clássicas, largas na base e arredondadas nas extremidades. Ele se movimenta como os grandes felinos. 

O Bombaim guarda muitas características do burmese e por isso as duas raças podem acasalar-se. Assim sendo é possível encontrar um gatinho burmese em uma ninhada de bombaims (acasalamento de 2 bombaims). Este gatinho é então registrado como burmese. Nascem em media 4 ou 5 gatinhos. Alguns só se tornam perfeitamente negros na idade de 6 meses.


Comportamento

O Bombaim não é um gato agitado. É calmo, corajoso e paciente. Vive bem com outros gatos machos ou fêmeas. É também muito paciente com crianças. Ele gosta muito de ronronar. É um gato que não gosta de ficar só por muito tempo e é um ótimo gato de apartamento.

Para manter a pelagem bonita é necessário apenas penteá-lo vez ou outra para eliminar os pelos mortos. O Bombaim não irá reclamar destes cuidados. 




Para saber mais

CFA Breed Profile: Bombaim
The Bombay: Cat Breed FAQ
Thomcats Cattery
Welcome to Family Love Cattery

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Real Time Analytics