segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Setter irlandês ruivo e branco



Origem

O Setter Irlandês Ruivo e Branco, originalmente chamado de Setter irlandês Parti colorido, foi desenvolvido na Irlanda durante XVII para ser um cão retriever e no final do século XVIII foi quase que totalmente extinta pois o Setter Irlandês completamente ruivo ficou com toda a popularidade. Assim, nos anos 60, enquanto o Setter Irlandês já havia conquistado o mundo com a cor sólida, o Ruivo e Branco estava restrito a apenas cerca de 20 cães espalhados pela Irlanda.

Preocupados com a extinção da variedade, alguns criadores locais se dedicaram a expandi-la a partir dos poucos exemplares ainda existentes e procuraram valorizá-la tornando-a uma raça a parte. Então em 1980, os criadores irlandeses conseguiram o reconhecimento do Setter Irlandês Ruivo e Branco como raça pela principal entidade cinófila irlandesa, o Irish Kennel Club. A partir daí, veio o reconhecimento internacional pela FCI.

A criação do Setter Irlandês Ruivo e Branco continua restrita, mas cresceu nos últimos anos. Estima-se que haja 2000 exemplares de Setter Irlandês Ruivo e Branco em todo o mundo de modo que é o mais raro dos quatro setters.


Características

Por não ter sido muito trabalhado pela criação, o Setter Irlandês Ruivo e Branco é mais parecido fisicamente com seus ancestrais do que o moderno Setter Irlandês Ruivo. É menos esbelto e mais baixo e mantém mais preservada a aptidão para a caça. O temperamento de ambos se assemelha. 

Tamanho: Machos de 56 a 66 centímetros medidos na cernelha. Fêmeas de 57 a 61 centímetros medidos na cernelha (ombros)

Peso: Machos de 27 a 32 quilos. Fêmeas um pouco mais leves.

Tipo de pêlo: O pêlo reto, liso, de textura moderadamente fina é de uma coloração de branco puro com marcações em ruivo, o mais brilhante possível. Admite-se pintas na face, patas, membros anteriores até o cotovelo e nos posteriores até a ponta do jarrete.

Temperamento: O Setter Irlandês Ruivo e Branco é um cão muito afeiçoado à família, mas requer muitos exercícios e um treinamento rigoroso. É ativo e dócil.

Problemas de Saúde: Está sujeito à cataratas hereditárias. Criadores de confiança examinam seus exemplares anualmente para evitar o alastramento desse problema, tirando os portadores da reprodução

Interesse Especial: O Setter Irlandês Ruivo e Branco é um cão naturalmente caçador de pássaros.

Reconhecimento: AKC (American Kennel Club): Não é reconhecido oficialmente. FCI (Federação Canina Internacional): Classificado no Grupo 7 (Cães de aponte).






Como é o Setter irlandês ruivo e branco?
O Setter Irlandês Ruivo e Branco pertence ao grupo de Cães de Aponte e data do século XIV. É um cão de porte médio a grande, com um pelo longo e liso, branco com manchas ruivas. É extremamente amigável e amável e muitas vezes é o cão ideal para as famílias pois são excelentes companheiros das crianças, extremamente confiáveis.
O macho é melhor quer a fêmea?
A fêmea tem um cio a cada seis meses e pode durar aproximadamente duas semanas e meia. Pode também haver o problema de nesse período a fêmea atrair machos e ela não poder sair para não engravidar. As fêmeas tendem a ter um pouco menos de pêlo que os machos. As fêmeas são geralmente mais dependentes que os machos, sendo portanto mais caseiras.
Eles precisam de muito exercício?
Todos os Setters precisam de todo o exercício que você puder oferecer. Este não é o cão ideal para quem vive em apartamento ou não gosta de fazer caminhadas diárias. O Setter Irlandês Ruivo e Branco pode correr andar facilmente alguns quilômetros diariamente e depois de uma parada rápida estar pronto para outra, se você o permitir.
Ele precisa de muita escovação?
O ideal é que se escove o pêlo todos os dias para a retirada de pelos mortos. Banhos podem ser dados quando necessário. É bom também retirar os pêlos das orelhas, para evitar infecções, como a otite. No banho, proteja-as com um chumaço de algodão para evitar a entrada de água. Uma limpeza semanal das orelhas e dos olhos também é excelente para evitar maiores problemas.
Ele é fácil de treinar?
Nenhum cão é fácil de treinar – requer muita paciência e conhecimento sobre os cães em geral e as raças em particular. Entretanto, o Setter Irlandês Ruivo e Branco é mais fácil de treinar do que o Setter Irlandês Ruivo. Eles são muito inteligente e desejosos de agradar – se você der comandos básicos diariamente o retorno será um cão muito obediente! O treinamento pode durar apenas alguns minutos por dia – 5 a 10 minutos de treino por dia são muito mais benéficos do que 1 ou 2 horas a cada duas semanas. É também muito fácil para a socialização


Para saber mais

Waidam´s Irish Setter
Eravis Kennel
Cavour Irish Setters


Agradecemos especialmente ao canil Machias Irish and Red Setter pelas lindas fotos de seus cães.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Real Time Analytics