quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Cão d'água irlandês




Origem

O Irish Water Spaniel é o único sobrevivente dos originais spaniels de água da Irlanda. Ele surgiu por volta de 1800, e seus ancestrais possivelmente incluem o Curly Coated Retriever, Cães d'água Portugueses, Poodles e Setters Irlandeses. Outros dizem que esse cão é o progenitor do Poodle. Era usado como um retriever para buscar aves na água. Sua primeira aparição na Inglaterra foi em 1862 e chegou no Canadá em 1888.

O Irish Water Spaniel (Cão D'água Irlandês) é um cão raro e muito original que é envolto em um certo mistério. Não se sabe de onde veio nem quando apareceu. Tudo o que se relaciona a este cão até o século XX são apenas lendas e suposições.

Afirma-se que sua criação racional começou por volta de 1834. Segundo consta, este cão apareceu pela primeira vez em 1862, numa exposição em Birmingham, que foi uma das primeiras manifestações deste tipo em todo o mundo. Está comprovado que voltou a aparecer em 1873, em Manchester. Mas foi só em 1890 que se criou o primeiro Irish Water Club, o que demonstra a grande escassez da raça ainda naquela época. Foi só no final do século que este cão começou a espalhar-se entre os caçadores de aves selvagens, sobretudo entre os mais entusiastas, que não hesitavam em atravessar o canal da Mancha para praticarem o seu esporte favorito.

O Irish Water Spaniel alcançou o ápice de sua popularidade no período entre-guerras. Em 1926 foi criado um segundo clube da raça, a Irish Water Spaniel Association, e, até as vésperas da Segunda Guerra Mundial, as estatísticas registraram uma média de 50 exemplares inscritos todos os anos.

Nos anos 1920 a 1930, a raça implantou-se nos EUA, Canadá e França. Após a Segunda Guerra Mundial, que dizimou a criação, o Irish Water Spaniel atravessou um período difícil. Na atualidade as possibilidades de utilização deste cão tendem a restringir-se, devido ao desaparecimento dos pântanos, que são transformados em terras agrícolas ou em reservas naturais, onde é proibido caçar.

Por isso, o Irish Water Spaniel começou a tornar-se cada vez mais escasso. Nos anos 50, seu declínio era tão grande que provocou uma reação: um cão tão original e que fazia parte do patrimônio canino britânico não podia desaparecer. Deu-se um encontro de defensores seus que tornou possível a recuperação, a ponto de os seus efetivos nunca terem sido tão grandes como o atual milhar de exemplares que vive na Grã-Bretanha.

Será por causa de sua pátria, a Irlanda, ser uma terra de lendas que o Irish Water Spaniel não revela suas origens? Ao que parece, descende de cães d'água dos pescadores de bacalhau procedentes da África, ou então de um cruzamento entre Poodles e Setters.

Evidências documentadas sobre cães de água e water spaniels vem do ano 17 D.C., e alguns water spaniels são conhecidos na Irlanda por mais de um milênio. Escrevendo há 80 anos, o historiador canino Hugh Dalziel sugeriu que o Irish Water Spaniel foi iniciador de todos os spaniels modernos. No entanto, a visão contemporânea é que a raça desenvolveu-se pelo cruzamento de Poodles e Curly-Coated Retrievers que, pela sua aparência, se parecem muito.

Até 1859, haviam duas ramificações da raça separadas na Irlanda, uma no norte e outra no sul. Parece que a ramificação do sul que se parece com um Poodle Standard, formou a base da raça moderna.


Características

Seus olhos têm um brilho que lhe dá uma expressão especial. Sua cauda, que começa coberta de pêlos encaracolados iguais aos do corpo, acaba em 'cauda de rato'.

Tipo de pêlo: Seu pêlo é crespo com firmes cachos naturalmente oleosos e impermeáveis o que permite que este cão trabalhe na água com grande facilidade. O pêlo requer grooming para evitar nós. Como sua pelagem é muito densa e tem tendência para embaraçar e formar nós, necessita de cuidados periódicos.



Problemas de saúde: Ele pode ter problemas de pele ou pêlo.

Grupo: Oitavo
Classe: Gundog (cão de tiro; caça)
Reconhecido: AKC, ANKC, CKC, FCI, KC(GB), KUSA

Altura na Cernelha: machos 53-60cm (21-24in), fêmeas 51-58cm (20-23in)
Peso: machos 25-29.5kg (55-65 lb), fêmeas 20.2-26kg (45-58 lb)
Pelagem: Densa, pequenos encaracolados no pescoço, corpo e parte de cima da cauda; Encaracolados mais longos nas pernas ; rosto, final da cauda e parte de trás das pernas mais macios.
Cor: Rico fígado escuro.
Relação com as crianças: Muito boa.
Relação com outros cães: Boa.
Aptidões: Cão D'água, cobrador em águas ou de matagais.
Necessidade de espaço: Quintal.
Alimentação: 500 gramas diários de alimento completo seco.
Cuidados: Escovações regulares.
Custo de manutenção: Moderado.
Expectativa de vida: Doze a catorze anos.
Caráter: Ardoroso no trabalho e equilibrado em casa.
Outros: Bom tamanho, cabeça inserida alta, olhos pequenos com formato de amêndoa; orelhas longas e ovaladas; pescoço longo e arqueado; peito profundo, cauda curta.

Comportamento

O mais alto dos spaniels, o Irish Water Spaniel é um bravo, amável e inteligente animal. Excelente no retorno de aves selvagens, tem ótimo olfato, e irá trabalhar como um spaniel. Manter a pelagem de cachos e subpêlo grosso dessa raça não é tão complicado quanto possa parecer. No entanto, ele precisa ser escovado pelo menos uma vez por semana usando uma escova de pinos. A retirada de pêlos indesejáveis é necessária, assim como o corte de pêlos em volta dos pés.

O rish Water Spaniel é alegre, obediente e inteligente. Ele precisa se exercitar regularmente. Começar a treiná-lo bem cedo em obediência é excelente, ele aprende rápido, caso contrário, a tendência é ele querer fazer as coisas do próprio jeito. É um cão muito devotado à família.

Este cão está especializado na caça em zonas pantanosas, terrenos alagados, estuários e à beira-mar. O trabalho na água exige que tenha uma constituição e temperamento fortes.



O Irish Water Spaniel tem o caráter ardente, impetuoso e enérgico. Tem também outras qualidades essenciais: a pele um pouco oleosa, o pêlo gorduroso e os dedos ligados por uma membrana bem desenvolvida. Tem um bom faro e grandes aptidões para o adestramento. É recomendável não adiar a sua educação; embora aprenda depressa e bem quando é pequeno, na idade adulta torna-se menos receptivo.

É muito resistente, tem uma grande memória e apanha a caça suavemente. Sua pelagem encaracolada protege-o da água gelada e dos rigores climáticos e espinhos dos matagais.

É um especialista na caça aos patos e às aves selvagens também é muito eficaz na caça ao coelho e às aves corredoras. Às vezes é um tanto teimoso, mas se for firme em sua educação, se tornará um cão agradável, muito afeiçoado aos donos, afetuoso e equilibrado, um companheirão. 



Para saber mais

The Irish Kennel Club
Fedrake Irish Water Spaniel


Agradecemos especialmente ao Fedrake Irish Water Spaniel pelas lindas fotos de seus cães.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Real Time Analytics