sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Rottweiler Vermelho




Origem

O “Rottweiler Vermelho” carrega uma falha genética que inibe a manifestação do preto como a cor base do pelo. É um gene recessivo, que quando expressado, dá a aparência de um marrom claro ou castanho-avermelhado como cor base com marcações canela.

Freqüentemente, os “Rottweilers Vermelhos” apresentam uma cor de olho mais clara que pode estar ligada à uma alta incidência de problemas oculares. Também têm-se notícias de “Rottweilers Vermelhos” que carregam uma alta incidência de problemas cardíacos.

O American Kennel Club (AKC) está registrando Rottweilers que apresentam esse traço, que nunca foi confirmado como raça pura. O padrão atual da raça diz: “Cor: sempre preta, com marcações de fogo bem delimitadas numa rica coloração de castanho avermelhado nas faces, focinho, garganta, peito e pernas, bem como, acima dos olhos e sob a raiz da cauda, e desqualifica qualquer cor base sem ser o preto...”.

O American Rottweiler Club deve sustentar o Rottweiler como um cão preto com marcações bem definidas. Os criadores de “Rottweilers Vermelhos” algumas vezes classificam essa variedade genética como inofensiva, e freqüentemente anunciam como sendo “rara”.


Comportamento

O Rottweiler é um cão que necessariamente deve ser dominado, especialmente quando se trata de um macho, que, salvo raras exceções, é sempre um animal de tendência dominante. A fêmea é muito mais tolerante, menos independente e integra-se melhor à vida na família. Aliás, tem um instinto protetor para com as crianças muito desenvolvido.

Ele é, por natureza, extremamente tranqüilo e fácil de lidar. Late muito pouco. Não late inutilmente e só age em último caso. Tem um aspecto severo, imponente - ninguém se atreverá a atravessar o portão se atrás dele se encontrar um Rottweiler, mesmo que ele pareça tranqüilo. Tem uma maneira muito resoluta de fixar os seus olhos escuros e firmes no visitante.

O Rottweiler é um cão muito rústico que em geral goza de uma saúde excelente. A sua expectativa de vida situa-se numa boa média (doze anos) e, lastimavelmente a displasia coxo-femural é um mal que tem assolado a raça, principalmente devido a cruzamentos mal orientados. Deste modo, o comprador deverá exigir que o cachorro venha de progenitores que não sejam portadores de displasia. 

Embora o Rottweiler não precise fazer muito exercício, correr em um quintal será muito benéfico para ele.

O Rottweiler é um cão extremamente sério. Seja como for, uma coisa é certa: não deve ser adquirido por capricho, por exibicionismo ou por uma ligeira necessidade de segurança.


Permitidos ou proibidos?

O American Rottweiler Club (ARC) determina que outra cor base, sem ser o preto, não é aceitável. Atualmente, há relatos de ninhadas de Rottweilers com a cor base classificada como vermelha. Este traço deve ser considerado uma falta genética desqualificante como está descrito no padrão oficial da raça pelo American Kennel Club (AKC) e pelo ARC. 

O ARC desencoraja os criadores que permitem difundir esses traços e recomendam o seguinte: Exemplares de Rottweiler vermelho, suas ninhadas e pais, NÃO DEVEM SER ACASALADOS. Todos esses cães devem ser castrados.


Para saber mais

5 comentários:

Tenho fêmea de 3 meses vermelha. O pai é padrão e mãe vermelha.então não devo cruza-la?

Tenho um todo preto iae gente será que tbm despadronisou

Tenho uma fêmea dentro dos padrões de cor da raca. Super agitada e independente. Que late ao menor sinal. E o meu anterior a ela, era macho. Super calmo. Nunca katia, mas como ela vigiavam com excelência.

Corrigindo: lado a e vigiava. Saiu errado no outro comentário.

Odeio o corretor ortográfico.😡
#latia

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Real Time Analytics