terça-feira, 27 de setembro de 2011

Poodle encordoado




Origem

Essa é uma variedade bem antiga. Antes mesmo do padrão da raça ser redigido poodles encordoados já eram descritos por A. Graaf Van Byland. Em 1876 animais dessa variedade já freqüentavam a exposições realizadas na Europa. Nos anos seguintes o poodle encordoado era a principal atração de qualquer exposição. Até hoje o poodle encordoado é permitido pelos padrões da raça.


Características

O poodle encordoado tem essa pelagem particular devido a uma alteração genética. O padrão da raça assim descreve o pêlo encordoado:

POODLE DE PÊLO ENCORDOADO: pêlo de textura fina, lanosa, fechada e abundante, formando cordões de comprimento uniforme, bem característicos. Pêlos de 20 cm, no mínimo. Quanto maiores, mais valorizados. Os cordões laterais da cabeça podem ser presos por elástico, acima das orelhas e, os do tronco, repartidos na linha do dorso caindo para os lados, para evitar uma pelagem em desordem.

Afora a pelagem, o poodle encordoado tem todas as outras características idênticas às do poodle mais popular.

Para diferenciá-los os criadores dão certas sugestões: (1) ao nascer os filhotes com pêlo mais amarelado serão aqueles que terão o pêlo mais espesso e cacheado; (2) um pouco maiores é possível observar que o pêlo do focinho e do pescoço são muito cacheado; (3) aos seis meses o cão com pêlo encordoado é bem mais difícil de pentear que o poodle com pêlo cacheado; (4) na idade adulta o pêlo começa, naturalmente, a formar as cordas característica.


Foto: Anita & Greg


Seu banho é bem mais trabalhoso do que o banho de um cão com pelagem convencional eis que é necessário separar todas as cordas antes de banhá-lo. Para limpar o seu pêlo adequadamente é necessário utilizar aproximadamente 1 litro de shampoo a cada banho, para um poodle de grande porte, tendo em vista a dificuldade do shampoo penetrar na sua pelagem. Para remover todo esse shampoo preveja em torno de 250 litros de água para enxaguá-lo. Como não pode ser utilizado um secador a sua secagem também é demorada, deve-se retirar o excesso da água com toalhas (sim, você precisará de várias toalhas!) e depois deixá-lo secar, naturalmente, por aproximadamente 3 dias. E, enquanto o cão não seca, ele ficará com cheiro de... cão molhado! Após o banho o cão não deve ser penteado, mas as cordas devem ser separadas, manualmente, pelo dono.

O cão, mesmo que seja naturalmente encordoado, só começará a desenvolver as cordas no pêlo quando desenvolver a pelagem de adulto. Para que as mesmas tenham um aspecto bem definido é preciso esperar ao menos 2 anos.


Comportamento

O padrão oficial do poodle (ou caniche, como preferem chamá-los os portugueses e franceses) permite duas variedades de pêlo: o cacheado - o mais comum, e o encordoado, que, como é possível ver nas fotos, mais parece um penteado rastafari.


Para saber mais

Standad Poodle USA

2 comentários:

Olá, eu queria saber quais os produtos que você usa para banhar o cão. Eu ouvi dizer que ele tem que usar um shampoo a seco duas vezes por semana, certo? Beijos

Conhece algum criador dessa raça?

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Real Time Analytics