terça-feira, 27 de setembro de 2011

Nova Scotia Tolling Retriever ou Toller




Origem

O menor dos retrievers, o Toller (como é carinhosamente chamado pelos criadores) foi desenvolvido no sudoeste de Nova Escócia para atrair patos e gansos com a sua cauda, usando a esperteza da raposa vermelha. Nesse ambiente, a raposa, se aproveitando da curiosidade natural dos patos e gansos, os atrai usando suas travessuras, fazendo-os nadar em sua direção e então, caçando-os. Rapidamente os caçadores esportistas resolveram criar um cão com a aparência da raposa e que fosse ativo, mas silencioso enquanto trabalhasse e que tivesse a habilidade de buscar a caça na água.

A história exata do Toller não é muito clara, mas sabe-se que cães de médio porte foram usados por séculos na Europa para atrair patos para as redes. No século XVIII as cenas de esporte descritas por James Wentworth Day em seu livro “The Dogs in Sport” incluíam “cães-armadilha de cor amarelo avermelhado”. Esses cães vermelhos podem muito bem ser os precursores dos Tollers de hoje. As outras raças que podem ser  os ancestrais do Toller são o Brittany Spaniel, o Setter Irlandês, o Chesapeake Bay Retriever e o Collie.

A raça se tornou conhecida como Little River Duck Dog, desenvolvida área do Little River de Yarmouth Country, Nova Escócia, o centro do desenvolvimento da raça. Em 1945 a raça foi oficialmente reconhecida pelo Canadian Kennel Club (CKC) e registrada como Nova Scotia Duck Tolling Retriever. O Nova Scotia Duck Tolling Retriever foi declarado Cão da Província da Nova Escócia, no Canadá, em 1995 por um ato da Casa da Assembléia.




Características

O Toller dos dias atuais é um cão de porte médio, poderoso, compacto, balanceado, com a musculatura bem definida e um alto grau de agilidade, vigilância e determinação. A raça é pequena o bastante para se tornar o animal de estimação ideal para a família ativa e um ágil e ávido companheiro de caçadas. 

O Toller é muito inteligente, fácil de treinar, tem grande resistência e é um ótimo e forte nadador. É um retriever natural e persistente tanto na terra como na água.

De acordo com o Padrão Oficial da Raça do Canadian Kennel Club (CKC) a altura ideal é de 48 a 51 cm nos machos e de 45 a 48 cm nas fêmeas. O peso ideal é de 20 a 23 kg nos machos e de 17 a 20 kg nas fêmeas.


Comportamento

Alegre, inteligente e desejoso de agradar, esta raça tem grande afinidade com a família, se bem exercitada. Os exemplares dessa raça podem latir, chorar, mastigar objetos ou cavar buracos.

Na caça ele atrai as aves aquáticas para a linha de tiro do caçador com os movimentos que faz com a cauda, enquanto procura o pedaço de pau que seu dono jogou na água. Como essas aves são curiosas, vão ver o movimento e acabam ficando na mira do caçador.





Para saber mais

Nova Scotia Duck Tolling Retriever
HyFlyer Kennel
Tollers international

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Real Time Analytics