domingo, 25 de setembro de 2011

Labradoodle



Origem

O labradoodle é uma raça relativamente nova, sendo apenas reconhecida pelo CKC (continental kennel clube). O primeiro exemplar apareceu na Austrália na década de 70 a partir do cruzamento de duas raças: o retriever do labrador e o poodle Standard. Este cruzamento foi realizado com o intuito de criar um cão guia para pessoas alérgicas a pêlo de animais.

Nos primeiros cruzamentos praticados foram obtidos cães hiper ativos ou de pelagem imprevisível. Mas a criação selecionado tornou esta raça estável e fascinante, perfeita para sua função.

No início estes cães não estavam disponíveis para venda ao grande público mas com o decorrer do tempo sua incrível inteligência e seu pêlo antialérgico ganharam grande reputação. Sua fama aumentou tão rapidamente que a associação de cegos (responsável por sua criação) foi bombardeada por pedidos. No entanto não liberou de imediato a esta raça para o grande público.

A notoriedade e a dificuldade de obter verdadeiros labradoodles incentivou a prática de uma criação paralela, sem nenhuma base, onde pessoas inexperientes cruzavam seu poodle com o labrador do vizinho, produzindo cães totalmente fora do padrão e vendendo-os a pessoas desinformadas.

Este quadro dramático fez com que alguns canis se dedicassem a criação regulamentada da raça, com todos os cuidados apropriados tornando o labradoodle a raça que é hoje e tornando-a acessível ao público em geral.


Características
O labradoodle se divide em duas variedades: a miniatura (de 30 a 46 cm e de 12 a 25 kg) e a Standard (de 53 a 56 cm e de 20 a 27 kg para fêmeas e 25 a 35 kg para os machos).

Estes cães, que vivem em média 15 anos, têm cabeça larga, bem definida, olhos castanhos e bem separados e stop médio.

Uma grande particularidade do labradoodle é seu pêlo anti-alergico que não cai como nos outros cães. Este tipo de pêlo foi essencial na seleção da raça afim de facilitar a vida de deficiente visuais com alergias a pêlos. Há relatos de crianças alérgicas a pêlo de cães que chegam a dormir com labradoodles sem manifestar qualquer sinal de alergia. 

Ainda para facilitar a vida destes deficientes o pêlo do labradoodle é de fácil manutenção. Sua textura é intermediária entre o pêlo reto e encaracolado e seu comprimento é de 10 a 15 cm. Outro fato curioso que se lê sobre o labradoodle é de que esta raça seria imune a pulgas, sendo o cão raramente ou nunca atacado por estes parasitas. As cores permitidas são o giz (branco leitoso), creme, abricó, dourado, chocolate, café, preto e cinza. 

Os labradoodles devem tomar banho apenas quando estritamente necessário já que seu pelo tem uma propriedade que se limpa naturalmente com grande facilidade. Esta propriedade e a falta de cheiro natural é um aspecto essencial ao labradoodle já que ele foi desenvolvido para ficar muito tempo ao lado de pessoas. Eles devem ser penteados durante 30 minutos duas vezes por semana para que sua pelagem fique perfeita.




Comportamento

O labradoodle é um cão que une as características do labrador e do poodle que como todos nós sabemos são cães de nível de inteligência de obediência e de trabalho muito elevado (o poodle é o número 2 do ranking e o labrador o número 7 do ranking que conta com 79 posições. De acordo com o livro "a inteligência canina" de Stanley Coren). Até nas escolas de adestramento a facilidade com que o labradoodle aprende um novo comando surpreende.

Este cruzamento resultou em um cão facilmente treinável; fato essencial para desenvolver a função de guia de cegos para qual foi desenvolvido. Além disso esta é uma raça amiga, leal, amável, alegre, ativa, esperta, cômica, sociável, inteligente e devotada. O labradoodle é um ótimo cão para crianças e se dá bem com outros cães e outros animais. Além de todas estas qualidades acrescentamos que o labradoodle não é uma raça agressiva e por isso não deve ser usado como cão de guarda. Enfim, o labradoodle é um verdadeiro "cão de família".

Estão fora do temperamento padrão da raça os cães que latirem em demasia, exercerem dominância, forem agressivos com pessoas ou outros cães, medrosos ou tímidos.

Os labradoodles são cães de nível médio de atividade, sendo moderadamente ativo dentro de casa. A raça se adapta bem ao tamanho do espaço disponível tornando-se mais ou menos ativa de acordo com o tamanho da casa onde vive. Ele vive bem em apartamento contanto que seja exercitado diariamente.


Para saber mais

Dog Breed Info Center
Rutland Manor Labradoodle
Tegan Park Labradoodle



Agradecemos especialmente ao Rutland Manor Labradoodles pelas lindas fotos de seus cães.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Real Time Analytics