quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Clumber Spaniel



Origem


A origem desta raça continua um mistério para os estudiosos que se dividem em algumas teorias. Segundo uma delas a raça é fruto do cruzamento do São Bernardo e de um spaniel, ou até mesmo com um basset hound, efetuado pelo Duque de Newcastle no século XVIII. Seria do nome da residência do Duque, Clumber House, que esta raça tirou seu nome.

Outra possibilidade é que ele teria se originado do cruzamento de diversos cães ingleses. Uma terceira teoria, mais dramática, reza que esta raça se originou na França no século XVIII onde teria sido criada pelo Duque de Noailles, que, posteriormente, fugindo a revolução francesa se refugiou na Inglaterra para onde levou seus cães e, mais tarde, teria dado alguns exemplares da raça ao Duque de Newcastle.

Qualquer que seja a teoria observa-se que a raça está ligada à nobreza européia. O Clumber Spaniel foi popular na nobreza inglesa no século XVIII, sendo criado inclusive pela família real inglesa, notadamente pelo Príncipe Alberto, Eduardo VII e George VII. Em 1844 a raça foi introduzida nos Estados Unidos pelo Lieutenant Venables. A segunda guerra mundial foi responsável por uma brusca diminuição no número de exemplares da raça.





Características

O Clumber Spaniel é um cão pesado e musculoso cujo comprimento é bem maior que a altura. Sua cabeça massiva e quadrada é bastante característica, com suas orelhas grandes e franjadas e olhos castanho escuro. Seu pelo sedoso se torna mais comprido nas orelhas, patas e pescoço, requerendo, portanto, escovação diária. O padrão da raça aceita cães brancos com manchas de cor limão ou alaranjadas.





Comportamento

Sendo um spaniel, o Clumber é um cão de caça por excelência. Foi criado para caçar em terrenos inacessíveis, de maneira lenta, mas capaz de transpor os obstáculos encontrados. Tem um faro apurado, é perseverante e corajoso. A raça caça de maneira tranqüila, sem fazer barulho nem espantar a caça.

O Clumber Spaniel é um cão tranqüilo, inteligente, estável, gentil e digno. Ele é mais reservado que os outros spaniels sem que seja agressivo com as pessoas ou outros cães. Também é uma raça ótima com crianças. No entanto, deve ser estimulado por seu dono sem o que poderá se tornar destrutivo.

Esta raça pode ser um pouco cabeça dura e por isto pode dar um pouco de trabalho no seu treinamento, razão pela qual um treinamento profissional será bem-vindo.


Para saber mais

Ekstigans Kennel
Cluber Spaniel Home Page
Clussex Clumber Spaniel
Celtic Kennels


Agradecemos especialmente ao Ekstigans Kennel pelas lindas fotos de seus cães.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Real Time Analytics