sábado, 1 de outubro de 2011

Dogue de bordeaux ou dogue de bordéus




Origem

São muitas as teorias que cercam a origem desta raça. De acordo com os cinéfilos franceses, ela é uma das raças mais antigas do país. Outros defendem que ele é descendente dos mastins levados à Europa pelos alanos, povo oriental, e que destes cães teriam resultado além do dogue, o dogue alemão e o mastim da Inglaterra. O importante é que independente de suas origens ela é uma raça admirável e cheia de qualidades.




Características

Muito musculoso, mais ou menos baixo, ele é um verdadeiro colosso, mas muito harmonioso. Seu focinho é quadrado e curto. Sua cabeça grande chama a atenção pelas rugas que apresenta. Seu aspecto é imponente e feroz.

Porte: grande
Altura: de 59 a 69 cm
Peso: de 45 a 65 kg
Pelagem: pêlo fino, curto e suave.
Cor: acaju (avermelhado), fulvo (dourado) admitindo-se manchas brancas pouco extensas no ante peito e nas pontas dos dedos.
Grupo: dos Pinscher, Schnauzer, Molossos e Boiadeiros Suíços.

Máscara:

1) Máscara preta: prolonga-se muito pouco não devendo invadir a região craniana. Poderá acompanhar ligeiro encarvoamento no crânio, orelhas, pescoço e região ventral do tronco. A trufa será, então, preta.

2) Máscara marrom: [anteriormente conhecida como vermelha ou bistre (2)]: a trufa, nesse caso, é marrom, bem como a orla das pálpebras.

3) Sem máscara: o pêlo é fulvo; a pele parece vermelha (anteriormente conhecida como vermelha). Nesse caso a trufa é avermelhada ou rósea.

Preço: 1500 a 3000 reais


Comportamento

É um excelente cão de companhia, apesar de não ser muito sociável com estranhos, e é um exemplar guardião.

Como típico cão de combate (Na Idade Média tornou-se uma atração em brigas com cães ou outros animais, como lobos e ursos), o Dogue de Bordeaux é um ótimo guardião, no qual assume com vigilância , sem agressividade. É bom companheiro, muito apegado a seu dono e é muito afetuoso. É tranqüilo, equilibrado, e tem um alto grau de reação excitativa. Em geral, o macho tem um caráter dominante.





Texto de Andréa Soares, proprietária do Canil Le Roi Guerrier.
Guardião, forte, musculoso – como um gladiador - dócil e fiel aos donos e companheiro – e põe companheiro nisto. Quem o vê pela primeira vez se encanta. Realmente é um “cachorrão”, cabeça volumosa, peito e patas bastante musculosas, chega realmente a impor respeito ate mesmo a aquelas pessoas que já estão acostumadas a cães grandes.
A primeira vez que vi um exemplar de Dogue de Bordeaux foi numa Exposição do Kennel em Brasília e fiquei literalmente apaixonada. Nunca tinha visto cachorro mais lindo (não que as outras raças não me encantem – na verdade gostaria de ter no mínimo 1 exemplar de cada). Comecei então a fazer pesquisas na Internet sobre a raça e desta forma cada vez mais me convencia de que gostaria imensamente de ter um, dois, três, ..... exemplares.
Em 1987 esta raça corria o risco de desaparecer, o Dogue de Bordeaux era uma raça desconhecida e a dificuldade para encontrar compradores para os filhotes era grande. Foi Hollywood que lançou em 1989 a imagem do Dogue de Bordeaux para o grande público com o filme “Uma Dupla Quase Perfeita” – com Tom Hanks – a partir daí o então cachorro anônimo virou “aquele do filme do Tom Hanks”.
Após ver pela primeira vez um Dogue de Bordeaux comecei a pesquisar sobre a raça e fiquei totalmente apaixonada por este cão. O segundo passo foi convencer meu marido a aceitar mais um cão em casa, pois tenho duas filhas pequenas e com toda esta propaganda negativa sobre cães de guarda seria um “perigo” e já tinha um casal de Shar-pei e um Old English Sheepdog e não sabia se eles iriam se dar bem. Mais arrisquei.
Comprei meu primeiro exemplar aqui em Brasília – uma fêmea acaju – Arusha (agora com 1 ano e meio), ela é extremamente carinhosa e atenta e faz a guarda da casa com perfeição. Depois de 06 meses de convivência com ela percebi que estava no caminho certo. Queria montar um Canil.
Procurei aqui no Brasil outras linhas de sangue, para que possamos evitar doenças hereditárias, mas estamos ainda engatinhando nesta raça. Foi aí que conheci um Canil no México e fiquei encantada com o seu padreador “Campeão Mundial de 1999”, então comprei Guerrero – aquele que seria meu primeiro padreador, seguindo o mesmo destino de seu pai– estrutura, temperamento e tipicidade fora do comum comprovado pelo seu 1º título em pista de Jovem Campeão – Exposição Internacional, Pan Americana e Nacional. Ele completou 1 ano em Dezembro é muito tranqüilo, dócil e não vacila na guarda de nossa residência.
A esta altura me tornei uma criadora compulsiva, sempre a procura de exemplares sem nenhum parentesco e bem típicos. Desta vez foi Andra, uma fêmea que exportei também do México – mas de outro canil – ela ainda é um bebê. Muito doce e meiga e extremamente dedicada na guarda como os outros.
Já tenho em vista outra cadela que desta vez virá da Espanha, mas dela eu conto outro dia.
Os Dogues adoram ficar em companhia do donos, são dóceis e mansos com as pessoas da casa e um pouco reservados com as visitas. Adoram fazer exercícios, correr e inclusive nadar. São muito inteligentes e aprendem muito rápido os hábitos de higiene. E por falar em higiene, um banho a cada 15 ou até mesmo 30 dias é o suficiente, pois não tem odores fortes. Adoram dormir em lugares macio como camas, sofás, almofadas. Nossos cães tem almofadas para tirarem suas sonecas. São extremamente resistentes e quase nunca adoecem.
O CANIL LE ROI GUERRIER, criam seus cães soltos, sem nenhum tipo de confinamento, usamos somente as melhores rações do mercado, fazemos treinamento físico diariamente para manter o bom estado físico e mental de nossos exemplares. Criamos com muito amor a raça com muito carinho e extrema dedicação.


Para saber mais

Société des amateurs de Dogue de Bordeaux


Criadores brasileiros

Canil Le Roi Guerrier
Shamrock Draft Kennel
Canil Saint-Emillion
Canil Tormactus
Canil Abricot



Agradecemos especialmente ao canil Le Roi Guerrier pelo artigo e pelas lindas fotos de seus cães.

Texto: Andréa Soares - Canil Le Roi Guerrier. Proprietários: Andrea Soares e Lizandra Cordeiro - Endereço: SHIS QI 23 – Cond. Ecológico Village III casa 10 – Lago Sul, Brasília – DF - Fone: (61) 427 25 38 Fax: (61) 4273809

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Real Time Analytics