sábado, 1 de outubro de 2011

Kuvasz




Origem

Por muito tempo, a história das raças húngaras de trabalho foi cercada por várias especulações. Em novembro de 1965 foi publicado o primeiro periódico em língua inglesa, "o Puli". Seu autor foi o húngaro Sándor Palfavy, membro da Alabama Academy of Science, criador da raça Puli por 47 anos. Muitos desses anos foram usados para pesquisas sobre a história dessa raça. 

Sua pesquisa o levou a entrar em contato com outros cientistas húngaros, refugiados, que no mundo livre, trabalhavam em seu antigo projeto, a história do povo húngaro. A longa pesquisa não gerou somente novas informações sobre a história do povo húngaro, mas também sobre a história antiga de três raças húngaras, o Kuvasz, o Puli e o Komondor, que até então era incerta.

A pesquisa do Dr. Palfavy e de seus colegas incluiu um estudo da língua Suméria, Sânscrito, Grego e literatura Latina, assim como um estudo em descobertas das escavações do Vale dos rios Tigre e Eufrates. Eles afirmam que o nome dessas três raças são freqüentemente mencionadas em antigas literaturas. O Kuvasz, o Puli e o Komondor pertenceram e foram domesticados pelos pastores sumérios há cerca de 7000-8000 anos e esses cães os acompanharam durante as viagens da antiga Mesopotâmia até a presente Hungria.

A palavra Kuvasz é Suméria. As primeiras letras "KU", são da antiga palavra suméria para cachorro, "KUDDA". "KUDDA" é feita de duas palavras: "KUN" que significa rabo e "ADA" que significa proferir, dizer. Ou seja, o animal que se expressa com o rabo. "KUDDA" evoluiu mais tarde para "KUTTA" que é usada ainda hoje, por povos que falam a língua dos Dravídeos, cujos ancestrais abandonaram a Mesopotâmia quando conquistada pelos Assírios. A língua húngara moderna, originamente uma língua suméria, tem a palavra "KUTYA". E "ASSA" significa cavalo em sumério. "KU-ASSA" era o cão que guardava e acompanhava os cavalos e cavaleiros.

Em 1931, durante as explorações das ruínas da cidade de Ugarit, na Mesopotâmia, foi encontrada uma placa de argila de 5.000 a.C. Nela estava a inscrição, em escrita cuneiforme, "KU-AS-SA". Essa placa pode ser vista hoje em dia no British Museum, em Londres.

No Museu Oriental de Paris, duas placas de argila estão expostas, e foram encontradas nas ruínas da cidade de Kish por um arqueologista francês. As duas, com inscrições em letras cuneiformes com a palavra "KU-AS-SA".

Também na Mesopotâmia, às margens do Rio Eufrates, havia uma cidade chamada Ur, que floresceu durante o 35º século a.C. e é, inclusive, mencionada no Velho Testamento. Nas ruínas, foram encontradas duas placas de argila que listavam os bens de duas famílias. Além de vários cavalos, ovelhas, e gado, também estavam na lista "Pulik", "Komondorok", oito "KU-AS-SA", de propriedade de uma das famílias, e dois da outra. As placas estão no British Museum.



Outra placa de argila, também com a inscrição cuneiforme, "KU-AS-SA", encontra-se agora no Asmolean Museum, e foi encontrada no local onde situava-se Akkad, uma cidade suméria de 3.000 a.C. ao norte da Mesopotâmia.

Os estudiosos não conseguiram encontrar a origem das palavras Kuvasz, Komondor e Puli, mas as descobertas do Dr. Palfavy não contradizem os fatos históricos, que os húngaros migraram para a atual Hungria vindos da região Ural com seus cavalos, ovelhas e cães, mas determinariam que isso teria acontecido 5.000 anos antes.

Podemos considerar que a criação científica, com registro dos exemplares da raça, teve início no final do Século XIX. E, em 1939, o Kuvasz tornou-se o cão da moda entre os criadores de raças húngaras de grande porte. Esse progresso foi atingido pela Segunda Guerra Mundial.



Os cães sofreram com a falta de comida, vitaminas e remédios. Os canis voluntariamente reduziram seu plantel a um mínimo, e proprietários foram forçados a cederem seus mais valiosos animais para o serviço obrigatório militar e outras complicações do tempo da guerra. Fiéis cães de guarda foram mortos, primeiro por alemães, depois pelas forças ocupacionistas russas.

Ao final da guerra, a raça estava quase extinta. Muito proprietários foram mortos e a maioria dos cães havia morrido ou fugido. Por muito tempo, o serviço de correio ficou interrompido ou irregular, e levou alguns anos para se medir a extensão das perdas. O novo regime russo, considerou a criação de cães como um hobby luxuoso da aristocracia, e tratou-o de acordo. Durante o caos do pós-guerra, criadores se encontraram em segredo para estabelecer uma meta a seguir. Os primeiros filhotes eram vendidos por cigarros e comida, antes da estabilização da moeda.

Logo após a guerra, a cinofilia passou a viver um novo momento, com a rápida melhora da economia na Europa Ocidental.


Características

O Kuvasz é um cão de grande porte, ativo, ao mesmo tempo forte e de passos leves, o que o torna muito elegante. A cabeça, pode ser considerada a parte mais atrativa desta raça. O crânio é alongado, sem ser pontiagudo, com um focinho longo . O comprimento ideal da cabeça é de 45% da altura do cão na cernelha, e a largura, a metade do comprimento. As orelhas são em forma de "V" e medem 50% do comprimento da cabeça, ficando levemente afastadas da cabeça na parte superior e caindo rentes a ela.

Outra característica da raça é o rabo baixo, de pelagem densa. O terço inferior do rabo pode dobrar acima do quadril, mais nunca deve enrolar sobre as costas ou enrolar (em espiral) acima do quadril. O rabo do Kuvasz só vai estar nesta posição, quando estiver em estado de excitação.

O Tamanho do Kuvasz pode variar de 71cm. à 76cm., na altura da cernelha (nos machos) e de 66cm. à 70cm., na altura da cernelha (nas fêmeas). É considerada falta grave altura inferior a 65cm. (nos machos) e 61cm. (nas fêmeas). O peso máximo para a raça é de 50 kg. (machos) e 42 kg. (fêmeas).


Comportamento

O Kuvasz é um cão fascinante, sua beleza e docilidade escondem uma bravura inigualável. É um cão como poucos, muito dedicado a sua família. Um Kuvasz adulto é incapaz de ferir uma criança pequena, pois sabe distinguir muito bem os limites de sua força. Possui um apurado instinto de proteção, e deixa que os pequenos façam dele "gato e sapato". 



É um cachorro educado e curioso, mas também é desconfiado com relação à estranhos. O Kuvasz é inteligente e tem personalidade forte. Trata-se de uma raça que, apesar de ser muito independente, gosta de obedecer e está sempre pronto ao trabalho. 

Para isso precisa ser tratado com respeito, como um membro da família. Eles aprendem com muita facilidade e desde cedo devem saber que é você quem manda. Devemos impor regras ao filhote, pois quanto mais lhe for permitido, mais ele vai parecer teimoso.

Os filhotes são muito ativos e brincalhões. No entanto, o perfil do cão adulto é o de um cão muito tranqüilo e elegante. 

Os kuvasz não gostam de estar presos, são muito sensíveis, carinhosos e adoram companhia, também sentem-se importantes trabalhando para seu dono. A guarda é uma das mais notáveis aptidões do Kuvasz, o que ele faz instintivamente, mas suas habilidades são muitas.



Para saber mais

Kuvasz
Kuvasz Club of America
American Kuvasz Association
Canil Montanha do Arapy



Agradecemos especialmente ao canil Canil Montanha do Arapy pelo artigo e pelas lindas fotos de seus cães.

Texto: Alexandre Xavier - Canil Montanha do Arapy.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Real Time Analytics