Origem
Em alemão Nebelung significa criatura das brumas. O nome não poderia ser mais apropriado para esse gato de longos pêlos cinzas que, com certeza, lembra um nebuloso dia de Inverno.
No entanto, ele não surgiu na Alemanha, mas sim em Denver, nos Estados Unidos. Nos anos 80 uma gata sem raça definida de pelagem preta cruzou com um mestiço de angorá e deu a luz a duas gatinhas de pêlo curto e um macho de pelagem longa. Uma dessas gatinhas, Elza, por sua vez, cruzou com um gato muito parecido com o Azul da Rússia e, na ninhada, se destacou um lindo gatinho azul de pelagem semi-longa que veio a ser adotado por Cora Cobb que o batizou de Siegfried. Elza e o gato azul tiveram outra ninhada e dentre os filhotes havia uma linda gatinha com pêlos ainda mais longos e claros que o de Siegfried. Cobb a adotou e chamou-a de Brunhilde. Siegfried e Brunhilde, por sua vez, cruzaram e tiveram uma ninhada de três gatinhos de pêlo semi-longo azul.
Cobb decidiu então recriar o extinto Azul da Rússia de pêlo longo e chamá-lo de Nebelung.
O padrão da raça é idêntico ao do Azul da Rússia, apenas distinguindo-se dele pelo tamanho da pelagem que no Nebelung deve ser semi-longa. Seus olhos são verdes, como o do Russian Blue, mas quando filhotes eles podem ser amarelados.
Comportamento
Esses gatos são bastante afetuosos com seus donos. Com estranhos, no entanto, podem ser tímidos em um primeiro momento. É uma raça ideal para famílias com crianças maiores e idosos. Se adapta bem a outros gatos desde que esses não sejam muito ativos. Por gostar de tranquilidade não são os gatos ideais para conviver com cães ou crianças muito pequenas.
Para saber mais
Azadeh Nebelung
Pet Place: Nebelung
Iams: nebelung
Nenhum comentário:
Postar um comentário