Origem
O Korat é originário do Planalto de Korat, na Tailândia, país onde é considerado um símbolo de felicidade e por essa razão não é vendido, mas apenas oferecido como um valioso presente.
Conhecida por Si-Sawat em seu país de origem, essa é uma das raças mais antigas do mundo eis que se tem conhecimento que já em 1350 era criado no Gatil Real da Tailândia. Reservados à realeza, era tradição dar esses belos gatos aos jovens casais de príncipes.
A primeira aparição desses gatos na Europa foi em 1896, na Inglaterra, sob a denominação de siamês azul, mas apenas em 1959 o primeiro casal de Korat, Nara e Dará, chegou no Oregon, nos Estados Unidos.
Ainda hoje, para ser considerado um verdadeiro Korat os ancestrais dos gatos devem poder ser rastreados até a Tailândia.
A principal característica do Korat é sua cor de rara beleza: azul prateado. Essa tonalidade tão particular chamada de espuma de mar pelos tailandeses se deve ao tipping ou seja a ponta de cada pêlo é prateada. Nenhum outro tom é admitido. O pêlo é curto, sedoso e fino.
Seu corpo, de pequeno a médio porte, é semicobby, ou seja, nem compacto nem esbelto. Seus olhos, redondos, são, nas palavras dos tailandeses, verdes como o arroz que brota.
Comportamento
O Korat é um gato calmo e muito carinhoso que não gostam de agitação ou barulho. Esses gatos apreciam a companhia de seu dono e se entende bem com outros animais.
Para saber mais
Korat Cat Association (UK)
Gentlegifts Korats
Nenhum comentário:
Postar um comentário